top of page

Uma história familiar marcada pela moda

  • Bárbara Bento
  • 15 de out. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 16 de out. de 2021

Na década de 1930, a dona de casa Carmen Mello Silva inventou um método de modelagem revolucionário

Carmen Mello Silva e Antônio Mello Silva
Carmen de Andrade Mello Silva e seu marido Antônio de Mello Silva, em Belo Horizonte na década de 1950. Foto: Arquivo pessoal / Carolina Franco.


Inovação, empreendedorismo feminino e valorização dos ofícios de costura e modelagem são as palavras que definem a história da família Mello e sua estreita ligação com o mundo da moda, que atravessa quatro gerações.


Tudo começou na década de 1930 quando Carmen de Andrade Mello Silva, dona de casa e costureira, desenvolveu o método do Corte Centesimal, um tipo de confecção de roupas que reduz as etapas de provas das peças, que mais tarde se transformou na fonte de renda da família e de várias outras pessoas pelo Brasil afora.





Atualmente na quarta geração, a empresa somente passou pela gestão das mulheres da família Mello, herdeiras diretas de Carmen.



As 4 gerações do Corte Centesimal






Por ser a bisneta e a neta mais velha, e por ter uma formação acadêmica mais específica, Carolina Melo Franco, 44, acabou “herdando a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho que começou com os bisavós”.


Ela conta do orgulho que sente ao ouvir depoimentos de profissionais capacitados através dos cursos da Corte Centesimal. “Eu fico muito feliz quando escuto depoimentos em que a pessoa fala: ‘Nossa, Carol, eu construí a minha casa com o trabalho de professora, ensinando o Centesimal, com o trabalho de corte e costura, fazendo roupa para fora”, recorda com a voz cheia de sentimento.


Além dos conhecimentos em marketing e gestão, Carolina também é responsável por ter uma importante missão dentro da empresa fundada pelos bisavós. Ela atua “em defesa da valorização do ofício de modelistas e costureiras e na conscientização da importância da modelagem de roupas dentro do processo de criação do vestuário”.



Comentários


© 2021 por Olhares

bottom of page